Aparelho Foucault - Dúvidas, fotos, modelos, improvisos

Fabricação de telescópios amadores (ATM) e qualquer atividade relacionada a faça você mesmo. Faça perguntas, discuta e poste fotos de projetos relacionados a telescópios, ótica, telescópios, montagens, etc.

Moderator: Marcelo Ponciano

Post Reply
Marcelo Ponciano

Aparelho Foucault - Dúvidas, fotos, modelos, improvisos

Post by Marcelo Ponciano »

Criei esse tópico para dividirmos experiências quanto ao aparelho de Foucault. Quando comecei a estudar assuntos ATM uma das coisas que mais me deixou em dúvida foi como construir um Foucault.

Quem já tiver construído o seu sinta-se convidado a mandar fotos em detalhes neste tópico.

Construí o meu a partir de sucata de uma impressora. Usei o eixo de deslocamento do cartucho, serrei em dois, assim tenho um deslocamento lateral e outro frontal.

Três parafusos fazem as regulagens. Fixei os parafusos com durepoxi, fiz também a cabeça dos parafusos com o mesmo material.

Para forçar a volta usei liguinhas de dinheiro. A base de tudo e a torre que segura o laser fiz de pedaços cortados da tampa da impressora.

Fixei as lâminas com imã. Tem duas lâminas de estilete no laser para regular a abertura e uma lâmina de barbear no carrinho que corta o foco.

O aparelho ainda vai passar por melhoramentos. A torre do laser está balançando muito, terei que corrigir isso. No futuro, quando eu for fazer algum espelho parabólico, vou ter que colocar um relógio comparador.

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image
Post Reply