Criei esse tópico para dividirmos experiências quanto ao aparelho de Foucault. Quando comecei a estudar assuntos ATM uma das coisas que mais me deixou em dúvida foi como construir um Foucault.
Quem já tiver construído o seu sinta-se convidado a mandar fotos em detalhes neste tópico.
Construí o meu a partir de sucata de uma impressora. Usei o eixo de deslocamento do cartucho, serrei em dois, assim tenho um deslocamento lateral e outro frontal.
Três parafusos fazem as regulagens. Fixei os parafusos com durepoxi, fiz também a cabeça dos parafusos com o mesmo material.
Para forçar a volta usei liguinhas de dinheiro. A base de tudo e a torre que segura o laser fiz de pedaços cortados da tampa da impressora.
Fixei as lâminas com imã. Tem duas lâminas de estilete no laser para regular a abertura e uma lâmina de barbear no carrinho que corta o foco.
O aparelho ainda vai passar por melhoramentos. A torre do laser está balançando muito, terei que corrigir isso. No futuro, quando eu for fazer algum espelho parabólico, vou ter que colocar um relógio comparador.
Aparelho Foucault - Dúvidas, fotos, modelos, improvisos
Moderator: Marcelo Ponciano
-