Criada a Comissão Nacional contra a Poluição Luminosa!

Tópicos e questões de Observação Geral e Astronomia Amadora que não cabem em nossos outros fóruns. Isso inclui observação a olho nu (satélites, clima, auroras etc.) e tópicos não relacionados a equipamentos
Post Reply
User avatar
Bernon Almeida
Posts: 7
Joined: 16 Feb 2021, 04:37

Criada a Comissão Nacional contra a Poluição Luminosa!

Post by Bernon Almeida »

(Reenvio aqui texto de autoria do Carlos Ayres e do José Carlos Salerno)

Criada a Comissão Nacional contra a Poluição Luminosa!

A Poluição Luminosa (PL), é um terrível mal que acontece hoje em dia, nos grandes centros urbanos e nas zonas rurais. A luz excessiva, mal direcionada ou mal utilizada, está acabando com a Astronomia Amadora e Profissional Observacional, assim como a Astrofotografia no mundo inteiro. Identificada por astrônomos amadores americanos no início da década de 80 do século passado, seus efeitos na saúde humana e nos ecossistemas, são tão sérios, como qualquer outra forma conhecida de poluição. A poluição luminosa é um efeito colateral da nossa civilização industrial, provocada também, pelo crescimento exponencial da população humana nos últimos 50 anos.

A origem de toda essa poluição luminosa, provem de diversas fontes, dentre elas, estão: iluminação interna e externa de prédios, fábricas, postes de luz, automóveis, etc.

Então, como revolver esse problema que afeta cada vez mais o céu noturno, os ecossistemas e o ciclo circadiano dos seres vivos? Por incrível que pareça, a poluição luminosa é uma das mais fáceis de se resolver. Tomando medidas eficazes para reduzir a poluição luminosa, não significa viver no escuro, mas tornar a iluminação mais eficiente, menos dispersante e também menos dispendiosa em termos financeiros.

Campanhas como da Semana Internacional dos Céus Escuros, que aconteceu em 2018 (International Dark Sky Week, IDSW2018), e associações, como a The International Dark-Sky Association (Associação Internacional do Céu Escuro), se dedicam a esse tema. Aqui no Brasil, várias iniciativas de observatórios e cidades no combate à P.L., já foram feitas pela comunidade astronômica profissional brasileira, mas até o momento, não há nenhuma entidade nacional para congregar e coordenar uma ação conjunta, entre astrônomos amadores e profissionais brasileiros contra à Poluição Luminosa. Nesse sentido, Associações, Clubes, Grupos de Astronomia, Observatórios, Planetários e instituições privadas e públicas, poderiam formar uma sinergia no combate a esse problema, que só cresce a cada ano.

O assunto apareceu e ganhou destaque novamente na última live do BPA (Bate-Papo Astronômico), ocorrida no dia 14 de dezembro de 2020, com o tema: "Poluição Luminosa, Apagando o Futuro da Astronomia", que contou com a organização e mediação de Fabrício Colvero, Astrônomo Amador e Diretor do BPA e com apresentação dos Astrônomos Amadores: Carlos Ayres e José Carlos Salerno, tendo como convidados especiais, a participação dos astrônomo amadores e astrofotógrafos: Andrés de La Plaza (RJ) e Conrado Serodio (SP).

A partir dessa live, os astrônomos amadores Carlos Ayres (Analista de Sistemas, Professor de História, Astrônomo Amador e Presidente do CARJ – RJ) e José Carlos Salerno (Médico Psicoterapeuta e Astrônomo Amador - SP), continuaram em conversa e propuseram a criação de um grupo de astrônomos amadores e profissionais nacionais, que possam agregar expertises e pessoas que sempre se preocuparam em combater esse problema que está acabando com o céu noturno.

Foi então através dessas conversas entre esses dois astrônomos amadores, que surgiu a ideia da criação de uma Comissão Nacional contra a Poluição Luminosa (CNPL), cujo objetivo principal, será levantar dados e criar ações que possam mitigar os efeitos nocivos da Poluição Luminosa, começando em pequenos logradouros públicos como um laboratório inicial para um projeto maior.

A princípio, foi criado o grupo CNPL numa rede social (Telegram), onde poderemos contar com a colaboração de quem deseja participar, elaborando e efetivando ideias e projetos, a partir dos dados que serão levantados por cada um, para que possamos dar início às ações de combate à Poluição Luminosa.

Um grupo fechado também foi criado na rede social Facebook, assim como um site será criado na Web, para termos uma representatividade oficial, promovendo parcerias com entidades públicas e privadas.

Cordialmente,

Carlos Ayres e José Carlos Salerno.
Rio de Janeiro e São Paulo, 17/02/2021.
Image
Refrator 61mm f/5,9 Zenithstar William Optics; Refrator 150mm f/7 LXD75 Meade; Refletor 250mm f/5 flextube SkyWatcher; Montagem AzEq5 SkyWatcher; Bino 10x50 APM; Oculares:30mm Explore Scientific 82°series; 20mm Meade UWA; 13mm Ethos e 3,5mm Nagler Televue
Post Reply