Review e tipos de oculares

Um lugar para discutir nossas oculares e acessórios favoritos, barlows, filtros, etc.

Moderator: Marcelo Ponciano

Post Reply
User avatar
rsardinha
Site Admin
Posts: 14
Joined: 12 Feb 2021, 20:58

Review e tipos de oculares

Post by rsardinha »

Repost do cosmofórum do Eduardo Costa, artigo excelente sobre tipos de oculares

Oi!

Fechamos o ciclo de artigos e reviews sobre oculares. Ao longo de meses colecionamos um conjunto de posts onde comentamos diversas características a respeito de uma ocular. Existe um verdadeiro oceano de opções quanto a designs (tipos) e qualidades (marcas). Também vamos acrescentar uma série de reviews cobrindo quase todos os tipos de oculares em uso em 2011. Creio que por pelo menos 10 anos, serão os designs de oculares que veremos, podendo mudar os nomes e marcas ou haver evoluções deles. Já os artigos, esperam que tenham um tempo de validade maior, pois são características válidas por muito tempo e assim continuarão.

:arrow: Características das Oculares.
Segue abaixo um quadro comparativo das oculares. Algumas propriedades são mais depedentes do design embora possam variar um pouco conforme o fabricante, enquanto outras características dependem fortemente da qualidade que o fabricante usou em uma marca de ocular. [D] ou [F] conforme o critério seja mais influenciado pelo tipo de design (projeto) da ocular ou do fabricante. Em alguns casos, a qualidade do fabricante pode influenciar na qualidade típica do design, fazendo o quesito melhorar ou piorar. Em nenhum dos casos é exclusivo [D] ou [F], mas apenas uma influência mais forte.

1. Aspectos Geométricos da Imagem:
1.1 Imagem Plana [D]: capacidade de manter os mesmo foco no centro e nas bordas.
1.2 Astigmatismo [D]: capacidade de não distorcer os eixos X e Y da imagem.
1.3 Coma [D]: capacidade de não alongar a imagem.

2. Aspectos Cromáticos da Imagem:
2.1 Tonalização [F]: tendência de favorecer uma cor, até certo ponto não é defeito.
2.1 Cromatismo [D]: formação halos azuis-violetas ao redor da imagem.
2.2 Cor Lateral [D]: formação de tons vermelhos de um lado e violetas do outro.

3 Aspectos Luminosos da Imagem:
3.1 Transparência [F]: eficiência na transmissão de luz, depende da quantidade de camadas de coating (anti-reflexo) e do número de faces nos quais foi aplicada.
3.2 Reflexões Internas [F]: não apresentar falhas de enegrecimento interno ou reflexos entre os vidros internos.
3.3 Reflexões Lente Campo [F]: intensidade de reflexos do lado da lente de campo.
3.4 Reflexões Lente Olho [F]: intensidade de reflexos do lado da lente de olho.
3.5 Contraste: capacidade de definir com maior destaque zonas claras e escuras.

4. Aspectos Gerais da Imagem
4.1 Ortoscopia [D]: Perfeição da Imagem é a soma dos aspectos geométrricos e cromáticos.
4.2 Resolução [F]: Nitidez da Imagem quanto a detalhes, somando as qualidades do projeto, superfície dos elementos óticos e ausência de reflexos ou luzes internas, garantido alta transparência e constraste.

5. Conforto no Uso
5.1 Eye-Relief [D]: distância entre o olho e a lente de olho durante a observação normal.
5.2 Proteção Contra Luz Parasita [F]: borracha de olho, eye-cup ou afins.
5.3 Construção [F]: Resistências e qualidade dos materiais usados na construção da ocular, firmeza, exatidão das medidas, ausência de folgas ou pontos para entrada de água ou umidade, presença de bafles internos, interior e bordas dos elementos óticos enegrecidas.
5.4 Peso [D]: ver se o peso da ocular é compatível com o equilíbrio da montagem ou do focalizador.
5.5 Ergonomia [F]: facilidade de manipular a ocular ou de fixar acessórios para fotografia afocal.
5.6 Campo Aparente [D]: determinar se é largo o suficiente para o tipo de observação desejada, ampliação desejada e tipo de montagem / acompanhamento.

Sugere-se ler os artigos e reviews para um maior detalhamento .

:arrow: Designs. Vamos agrupar as oculares em famílias.

No caso das marcas, sempre o nome do fabricante antes do nome da marca e em ordem alfabética. No caso dos designs crescente por campo e por número de elementos. Muitas vezes oculares com aspectos totalmente diferentes, são o mesmo tipo de ocular, com nomes comerciais diferentes.

Orthoscopics Abbes.
Características: são oculares clássicas com 4 elementos (3+1). Campo aparente pequeno 43 graus (42-44). Famosas para observação planetária e resolução de estrelas.
Pontos positivos: imagem muito plana, excelente correção geométrica e cromática; baixo custo relativo; baixo peso, lida bem imagens com off-axis.
Pontos Negativos: baixo eye-relief para distâncias focais de 6mm para baixo.
Marcas mais conhecidas em 2011: Baader Genuine, Circle-T OR Kokusai Kohki, University Optics HD, University Optics Abbe, University Optics Supper Abbe, Takahashi LE (algumas distâncias focais), Vixen NLV (algumas distâncias focais).

Plossl.
Características: são oculars clássicas com 4 elementos (2+2). Campo aparente moderado 50 graus (48 a 52). Famosas pelo uso genérico, relativamente fáceis de fabricar tornaram-se as mais populares, apresentam grande quantidade de marcas com muita variedade de qualidade entre elas. Há muitas oculares com design parecido que foram vendidas como
Plossl, mas não são Ploss autenticas. São consideradas para uso comum na observação atendendo bem quase todas as observações, sem se tornarem excelentes em nenhum tipo.
Pontos Positivos: imagem razoavelmente plana, muito boa correção geométrica e cromática, baixo custo relativo, baixo peso, lida bem com off-axis, alta popularidade.
Pontos Negativos: baixo eye relief para distâncias focais de 8mm para baixo, muita variedade de qualidade entre as marcas.
Marcas mais conhecidas em 2011: Celestron, Celestron Omni, GSO, Orion, Orion Sirius, Skywatcher, Televue, Vixen NPL, Zhumell.

Masuyamas.
Características: são oculares projetadas recentemente, mas seguem a estrutura de oculares clássicas. O seu design lembra tanto uma Plossl como uma Erfle 5, mas apresenta as boas características dos dois projetos (2+1+2). Ótimas na observação Planetária e Resolução de Estrelas.
Pontos Positivos: imagem muito plana, excelente correção geométrica, excelente correção cromática, baixo peso, lida bem com off-axis, eye relief varia de muito bom a regular.
Pontos Negativos: histórico confuso sempre deixou compradores na dúvida do que estavam comprando, poucos fornecedores com razoável risco de ser descontinuada no futuro.
Marcas mais conhecidas em 2011: Baader Eudiascopic, Golden Parks (Lumicon) GP-5, Orion Ultrascopic, Takahashi LE (algumas distâncias focais), Vixen NLV (algumas distâncias focais).

Planetary.
Característica: são oculares baseadas no projeto de Thomas Black e foram bastante clonadas, muitos as procuram como solução para observação planetária. O fato de terem sido bastante clonadas, gerou uma variadade de oculares, muitas vezes ficando difícil de crer que sejam do mesmo design. Campo aparente varia de 55 a 58 graus, vamos considerar como típico 57 graus. A série I tinha 5 elementos óticos, mas não é fabricada faz algum tempo. A série II e seus clones atuais tem 7 elementos e alguns fabricantes substituam um dubleto para correção cromática por vidro ED, tornando esta ocular muito boa quanto correção cromática, mas problemática quanto a inclusão de filtros e barlows. O dubleto substituído por um elemento ED também contribuía para a correção geométrica e a inclusão de filtros e/ou barlows podem fazer a imagem ter distorções.
Pontos Positivos: Bom Eye Relief, Muito Boa Correção Geométrica, Muito Boa Correção Cromática, Imagem Plana.
Pontos Negativos: Muita Variação de Qualidade conforme o fabricante.
Marcas mais conhecidas em 2011: Agena ED, Astromart Planetary, Celestron XCel ED, Orion Epic-2 ED, TMB Planetary Type II.

60 (Bertele).
Característica: são designs de oculares que andaram meio esquecidas e que em 2010 voltaram a onda. Nasceram do design Bertele e foram modernizadas com acréscimo de uma lente Smity. Campo aparente moderado 60 graus.
Pontos Positivos: Muito Boa Correção Geométrica, Muito Boa Correção Cromática, Alto Eye Relief, Imagem Bastante Plana.
Pontos Negativos: Apesar de ter qualidade entre boa e muito boa, não é excelente em nada.
Marcas mais conhecidas em 2011: Astrotech Paradigm, Celestron XCel LX, Meade HD 60, Televue Radian.

Wide Angle
Características: Há diversos subtipos de Wide Angles
* Algumas são evolução das Plossl com uma lente corretiva permitindo um campo mais largo e um dubleto abrindo mais campo (GSO, QX). São constituídas por 2 dubletos + 1 lente divergente. Geralmente possuem menor correção geométrica que a média das Wide Angles, mas uma boa correção cromática, são usáveis para usuários de refratores e Cassegrains com F/D acima de 10.
* Algumas são evolução das Kelners sobrecorrigidas com uma lente Smity (Deep Sky, UWA da SW e clones), portanto 3 elementos + Smity. Geralmente a lente Smity, que atua como lente de campo, fica na borda do barril, bem perto onde o filtro seria rosqueado. Estas costumam ter boa correção cromática , mas se saem melhor na correção geométrica, são usáveis em refletores F/8 para cima.
* outras são projetos realmente diferentes (ES e WO). Costuma ter um dubleto e um tripleto ou o contrário e estão associadas a marcas mais sofisticadas, algumas com resultados que realmente surpreendem seus donos, funcionando bem na maioria dos telescópios com F/5 ou F/6 para cima.
Todas possuem campo largo tipicamente em 68 graus (66-72).
Pontos Positivos: Bom Eye Relief, Boa Correção Geométrica, Boa Correção Cromática, Baixo Custo Relativo.
Pontos Negativos: Imagem Pouco Plana, Muita variação de qualidade conforme marca, lida mal com off-axis, alguns fabricantes oferecem mais de 68 graus, chegando a 80 graus, mostrando bordas com bastante distorções, apenas para dizer que possuem campo largo.
Marcas mais conhecidas em 2011: Explore Scientific WA, GSO Superview, Meade QX, Orion Deep Sky, Skywatcher UWA, Willian Optics SWAN.

68 (Wide Angle 8 elementos)
Característica: É uma ocular com 6 elementos em 4 grupos + Dubleto Smity. Muito procuradas pelos muito bons resultados em diversos critérios e por facilitarem fotografias afocais. Campo largo de 68 graus (66 a 72 graus)
Pontos Positivos: Muito Boa Correção Geométrica, Muito Boa Correção Cromática, Facilidades para uso Afocal, Excelente Eye-Relief, com a popularização das 82 graus, irão cair de preço ou evoluirem para se tornarem asféricas.
Pontos Negativos: Não são excelentes em nenhum critério.
Marcas mais conhecidas em 2011: Baader Hyperion, Celestron Ultima LX, Orion Stratus, Televue Delos , Televue Panoptic, Vixen LVW.
Obs.: atualmente as Hyperions Aspherics e a linha Delos da TV(em lançamento durante 2011) são uma evolução deste design, incorporando elementos de oculares mais sofisticadas, mas sem deixar de seguirem um total de 6 elementos + dubleto Smity.

82 (Nagler)
Característica. É projeto que permaneceu exclusivo da Televue por muito tempo e gradualmente outros fabricantes estão fazendo variantes. Está se tornando popular e com valores menores, o que deve obrigar as 68 graus com 8 elementos a evoluírem ou caírem de preço.
Pontos Positivos: Muito Boa Correção Geométrica, Muito Boa Correção Cromática, Imagem Muito Plana, Excelente Eye Relief, Off Axis Típico, Tendência de Popularização.
Pontos Negativos: Algumas marcas apresentam astigmatismo bem leve, o alto preço relativo está deixando de ser um defeito com a recente popularização.
Marcas mais conhecidas em 2011: Celestron Axion, Explorer Scientific 82 WP, Meade UltraWide Angle, Televue Nagler, Willian Optics UWAN.

100-110(Ethos)
Características. É um projeto militar que está cada vez mais presente para o observador amador. Poucos fabricantes ainda oferecem opções, mas aos poucos ficam cada vez mais presentes. Campo Extra Largo de 100 graus. Alguns modelos chegam a 110 graus.
Pontos Positivos: Boa Correção Geométrica, Muito Boa Correção Cromática, Campo Bastante Plano, Excelente Eye-Relief.
Pontos Negativos: Poucos Fabricantes, Alto Custo Relativo, Lida mal com Off-Axis e Requer Telescópios com Muito Boa Ótica para cima, Peso Grande para a maioria dos telescópios simples ou até mesmo médios.
Marcas mais conhecidas em 2011: Agena Mega View, Explore Scientific ES 100, Televue Ethos, Televue Ethos-SX (110 graus).

Notas:
1) Huygens, Ransdems, Kelners, Modified Achromatics e Symetricals não entraram na lista por serem antigas e entregarem baixa qualidade de imagem quando usadas em telescópios menores que F/12.
2) Erfles 5, Erfles 6, Konigs I, Konigs II e Monocentrics não entraram na lista por serem raras de ser encontradas e quando disponíveis são artesanais como as da Russell Optics; bem antigas de segunda-mão como as da Edmund Optics ou muito caras, feitas por pontualmente por poucos fabricantes, como as Tak LE acima de 30mm.
3) As Wide Angle 5 não tiveram um review específico sobre elas; os comentários foram diluídos ao longo dos outros reviews e artigos técnicos e aproveito para convidar um membro do CF a falar de uma bela Wide Angle 5 que ele tem.
4) Os principais designs de oculares para um observador que invista até USD 200,00 sem frete internacional em uma ocular, foram cobertos. Há uma grande variedade de marcas e modelos, mas todos na prática seguem algum dos designs do primeiro grupo.
5) A variação de qualidade considerada neste e nos artigos relacionados foi: Ruim, Regular, Boa, Muito Boa e Excelente.
6) As qualidades podem ter subido ou descido um degrau conforme o fabricante. Exemplo uma Wide Angle 5 tem qualidade Correção Geométrica típica Muito Boa. O modelo da GSO mantém esta qualidade para Boa, enquanto o modelo da Explorer Scientific leva para Excelente.

:arrow: Artigos Relacionados

Barlowed Eyepieces
http://www.cosmobrain.com.br/cosmoforum ... =33&t=9855

Campo Questão Fundamental
viewtopic.php?f=33&t=9069

Crominância em Oculares
viewtopic.php?f=33&t=9549

Escurecimento das Bordas
viewtopic.php?f=33&t=9469

Geometria de Oculares – Flat Field Astigmatismo e Coma
viewtopic.php?f=33&t=9662

Resolução x Superfície x Coating x Transparência
viewtopic.php?f=33&t=9745

:arrow: Reviews Relacionados


ES 100 Graus
viewtopic.php?f=33&t=9511

ES 82 Graus
viewtopic.php?f=33&t=9580

Masuyama x Abbe x Sixty Eight
viewtopic.php?f=33&t=9414

Orion Stratus
viewtopic.php?f=33&t=8363

Planetary x Ploss
viewtopic.php?f=33&t=9812

Masuyamas Golden Parks Ultrascopic Eudiascopic
viewtopic.php?f=33&t=9019


XCel LX x Golden Parks
viewtopic.php?f=33&t=9694


Ufa! Cansei de falar de oculares :)....
Dúvidas, please Mensagem Privada
Fui!




http://eduardoascosta.multiply.com (sem www) - novidades
http://www.facebook.com/#!/eduardo.a.s.costa
aguardo sua visita e convite
Post Reply