Quickmap na prática

Fórum voltado para os programas de captura, processamento e apoio para astrofotografia.

Moderator: Astroavani

Nandoarj

Quickmap na prática

Post by Nandoarj »

Em primeiro lugar segue o link do QuickMap: https://quickmap.lroc.asu.edu/

Não é para baixar nada, ele é on line, não ocupa espaço no PC.

O que vamos fazer é acessar o banco de dados da NASA obtido pela sonda LROC, aquela que está orbitando a Lua a anos e fazendo fotos e mapeando todo o solo lunar.
Nandoarj

Re: Quickmap na prática

Post by Nandoarj »

essa é a página inicial!

Image

aqui no caso eu dei zoom em Copernico
Norte pra cima e leste a direita, essa é a maneira sugerida pela IAU
Nandoarj

Post by Nandoarj »

Para isso basta girar a camera até deixar o norte para cima, só que dependendo do tipo de tele o leste/oeste podem ficar invertidos, ou seja, alguns teles dão imagem espelhada, não pode usar diagonal
Vcs devem se acostumar desde o início a posicionar a camera no tele para que ela mostre a vcs a Lua nessa posição
Nos SCT a imagem já fica certinho, desde que não use diagonal.
No Newton e no refrator eu não lembro, faz anos que não uso, quem usa pode atestar.
mas se a imagem ficar espelhada, depois basta inverter horizontalmente em qualquer programa de edição
Isso vai facilitar um monte a localizar determinada formação
Quando a foto é de Lua inteira, é barbada localizar, mas quando se está usando 1000 a 1500X de aumento e ta pegando uma cratera só as vezes, não é assim tão facil, a não ser que conheça a Lua muito bem.

Image

Image

Eu sei a posição certa pelo cabo da cam, se o tele está apontado para leste o cabo deve ficar como na foto de cima para o Norte ficar pra cima, se o teles está apontando para Oeste, deve ficar como na foto de baixo. Ou seja, quando passa o meridiano e o tele vira, temos que goirar a cam 180º.
Nandoarj

Post by Nandoarj »

No canto esquerdo em cima ao lado de onde diz ACT, tem uma série de ferramentas
Vamos explorar duas por enquanto
Em primeiro lugar a bolinha da lua, se clicar nela, abre uma aba que permite vcs escolherem o tipo de mapa, possição, girar a Lua, ver a parte de tras, etc

Image

Lá vcs podem escolher o tipo de visualização que querem ter, a mais legal é a ultima, Gobo lunar 3D.
Se clicar nela, vcs podem girar a Lua na posição que quiser e examinar essa area dando zoom

Image

Aqui eu girei ela para leste, mostrando a face oculta do Mare Orientale que fica a Oeste, o Mare Orientale não é visível da terra, apenas a cadeia de motanhas a leste se pega na bordinha

Image
Nandoarj

Post by Nandoarj »

Agora vamos clicar nas 3 barras a esquerda no alto e abrir outra aba

Image

Lá tem muita coisa para explorar, mas de cara o principal é abrir a aba sobreposições que eu já fiz na foto acima.
Por brincadeira podemos ativar o quadrinho satélite LRO só pra ver onde está a sonda no momento

Image

A LROC está ali no ponto vermelho nesse instante! da pra dar zoom.

Tudo que vcs estão vendo está no banco de dados da NASA fotografado pelo LRO
Nandoarj

Post by Nandoarj »

Se estiver utilizando o mapa 3d e der dois cliks na linha amarela vc vai ter a imagem virtual da sonda dando a sensação de estar sobrevoando a lua junto com ela

Image

Tem muita coisa pra descobrir nisso aí ainda!

Voltando para a projeção ortográfico, lado próximo
Image

abrir novamente a aba das 3 barras
Lá em baixo onde diz LROC WAC Basemaps tem um monte de opções de visualização, inclusive de minerais no solo, ou seja, da pra deixar a Lua colorida, mas o mais legal é desabilitar o WAC + NAC e habilitar o WAC Nearside grandes sombras aí é como se o sol estivesse em angulo mais baixo e as sombras ficassem maiores, logicamente facilita a visualização

Image

Image

Seguindo as aulas, vamos dar continuidade e hoje aprenderemos a traçar o perfil altimétrico de alguma região de interesse. Aqueles que forem vendo posteriormente irão se atualizando.

Abaixo um passo a passo do nosso colega Carlos Palhares
Last edited by Nandoarj on 16 Feb 2021, 19:22, edited 1 time in total.
palhares

Post by palhares »

É isso aí pessoal!!! Por aqui as informações não serão mais perdidas!!!

Para ilustrar, segue a imagem que fiz com o perfil altimetrico de Tycho, pelo jeito os italianos gostaram, pois foi escolhida no APOD GRAG!
Image

https://apod.grag.org/2021/02/12/tycho/
Carlos Alberto de M. C. Palhares

Post by palhares »

Segue passa a passo rápido para criação do perfil altimetrico

1- Entra no site Quickmap (https://quickmap.lroc.asu.edu/)
2- Ampliar a área desejada
3- No menu lateral clicar em Draw/Search, depois clicar na linha
4- Desenhar a linha sobre a área de interesse (um clique para começar e duplo clique para finalizar a linha)
5- Clicar em Show Detailed para mostrar o gráfico detalhado
6- Depois é só plotar as informações para ilustrar, eu criei uma área abaixo da minha foto com o gráfico e um print de tela da região com a reta, mas já vi gente desenhando a mesma reta na foto original, fica até mais didático, mas eu acho que atrapalha muito a observação da fotografia.

Repare que, na prática, você faz a medição na imagem do banco de dados do LROC, então é importante orientar sua imagem na mesma posição que a imagem deles (N para cima e E a direita)
Carlos Alberto de M. C. Palhares

Post by Viniman »

Excelentíssimo artigo! Uma dúvida, como faço para deixar o QuickMap em português?
Marcelo Ponciano

Post by Marcelo Ponciano »

palhares wrote: 16 Feb 2021, 11:16 É isso aí pessoal!!! Por aqui as informações não serão mais perdidas!!!

Para ilustrar, segue a imagem que fiz com o perfil altimetrico de Tycho, pelo jeito os italianos gostaram, pois foi escolhida no APOD GRAG!
Image

https://apod.grag.org/2021/02/12/tycho/
Sensacional parabéns pelo reconhecimento!!!!
Viniman wrote: 16 Feb 2021, 17:27 Excelentíssimo artigo! Uma dúvida, como faço para deixar o QuickMap em português?
Nas configurações nativas do site aparentemente não tem, pelo menos não achei.

Mas se você usa o navegador Chrome você em um tradutor de sites no canto direito da barra de navegação:

Image

Não é uma tradução primorosa, mas dá para o gasto
Post Reply