Como fazer GIF de planetas em 15 minutos

Fórum voltado para os programas de captura, processamento e apoio para astrofotografia.

Moderator: Astroavani

Post Reply
palhares
Posts: 11
Joined: 16 Feb 2021, 11:04

Como fazer GIF de planetas em 15 minutos

Post by palhares »

Sempre gostei de fazer esses GIF que mostram o giro dos planetas, trânsitos das luas de Júpiter, etc.
Mas é um pé no saco processar cada uma das 40 ou 70 imagens que você já ficou a madrugada toda capturando, para isso criei um método rápido, usando o AS!2 e o Photoshop. Isso permite que a gente deixe de usar toda uma morosa etapa de processamento no Registax.

Veja como fica o resultado... viewtopic.php?f=14&t=42

Vou resumir o que eu faço, se alguém se interessar e tiver dúvidas me fala que posso ser um pouco mais específico em cada uma das etapas.

Primeiro, na hora de empilhar no AS2!, eu salvo com um pouco mais de Sharp (30% ou 35% por exemplo), com isso ela já vai sair do empilhamento com os detalhes mais afiados, aí eu me dou o luxo de pular a etapa do Registax, que precisaria ser imagem por imagem, mesmo salvando perfil de wavelets, você precisa aplicar e salvar cada uma das imagens.
Depois é só abrir todas no Photoshop. Dentro do PS tem um recurso de salvar o "flow" das ações que você fizer sobre uma imagem. Chama-se Action (se for versão traduzida fica "Ações"). Basicamente você grava todas as ações que fizer na primeira imagem e depois vai só aplicando em todas as outras.
Primeiro eu habilito a janela "Action" (Ações na versão em português) e clico em "Gravar", depois eu faço um ajuste de Levels (Níveis se tiver na versão traduzida do PS) e de cores (Color Balance), depois puxo um pouco os detalhes usando o filtro Camera RAW (parâmetro "Textura" mais ou menos em 20, só isso já basta). Depois uso a "Nitidez inteligente" (fica dentro do filtro "Tornar Nítido"), vai ajustando a relação Nitidez x Ruído até fica legal (sem deixar ficar lavado). Faço um ou outro ajuste de Contraste e Brilho que for necessário e salvo a imagem. Volto na janela "Actions" e clico em Stop. Depois é só clicar em Play para aplicar esses mesmos ajustes nas outras imagens. BINGO!!!!
Agora já estão todas as imagens prontas para criar o GIF, pelo PS mesmo vc faz isso!!

É só habilitar a opção de "Linha do tempo", incluir todos os frames e Exportar, geralmente eu exporto em GIF e também em MP4.

Essa é a imagem com as principais opções... se interessar e tiver dúvidas me fala que posso ser um pouco mais específico em cada uma das etapas.

Image


Vejam como cada frame fica bem afiado em detalhes x ruído se considerar que não passou pelo Registax.


Image
Carlos Alberto de M. C. Palhares
_______________________________________
Observatório Zênite
https://www.observatoriozenite.com.br/
Post Reply