Gassendi, uma surpreendente cratera

Espaço reservado para astrofotografia de nosso único satélite, até então o único corpo fora da terra em que colocamos os pés.

Moderator: Astroavani

Post Reply
Astroavani
Posts: 18
Joined: 15 Feb 2021, 18:29

Gassendi, uma surpreendente cratera

Post by Astroavani »

Normalmente, quando começamos na astrofotografia, nosso primeiro alvo é a Lua. Nossa velha Lua é generosa porque funciona bem mesmo nos instrumentos mais modestos. Uma simples luneta de 60mm e um celular já permitem fotos interessantes.
Mas fotografar a lua em alta resolução requer boas aberturas, colimação adequada e uma câmera dedicada, e pode ser um trabalho difícil, se a foto está próxima do terminador.
Mas, de fato, são as fotos próximas ao terminador que revelam os bons fotógrafos lunares, pois exigem um controle adequado da luz, tanto no momento da captura, quanto no processamento posterior.
Nessa foto temos Gassendi muito próxima ao terminador, e com o sol em ângulo extremamente baixo o relevo do piso se destaca de forma deslumbrante. As suas rimas costumam ser muito evidentes mas com o sol baixo podemos ver claramente o quanto é irregular o piso desta notável cratera.
Gassendi é uma das principais crateras lunares, com seus 114 km de diâmetro, é muito antiga formada no período Nectariam a cerca de 3,92 bilhões de anos atrás.
É uma cratera com Interior fraturado (FFC), de impacto, que foi modificada pela ação vulcânica após sua formação, provavelmente imensos fluxos de lava jorraram pelas fendas do piso, fazendo com que em seu interior inúmeras fraturas de estresse se formassem a partir dos reservatórios de lava, isso fez com que ela se tornasse bastante rasa em relação ao seu diâmetro - com apenas 2,8 km de profundidade.
Quando observada através de análise espectroscópica, a cratera Gassendi tem um "comportamento" muito diferente de qualquer outra cratera lunar (Mikhail 1979). Estudos de alta resolução realizados na luz do infravermelho próximo (Chevrel e Pinet 1990, 1992) indicaram a presença de material vulcânico extrusivo (que é material vulcânico que flui a superfície e depois se cristaliza) limitado à parte sul do piso de Gassendi que é adjacente a égua do Mare Humorum.
A interpretação dos dados também sugeriu que um grande vulcanismo extrusivo pode ter ocorrido na porção leste do piso, conforme indicado pela presença significativa de piroxênio, que corresponde a feições vulcânicas visíveis. A parte oeste do fundo da cratera, longe da continuação geométrica da borda oeste do Mare Humorum, é composta de material rico em terras altas.
A diferença entre os lados oeste e leste de Gassendi com solo intensamente fraturado pode estar fortemente ligada à história térmica inicial de Mare Humorum.
Já fiz inúmeras fotos da Gassendi, mas o resultado desta com o Sol bem baixo realmente me surpreendeu. Uma surpresa agradável, que mostra que cada foto é única em si e cada momento é irrecuperável se não soubermos aproveitá-lo.
Texto e foto: Avani Soares

Image
Post Reply