Oposição Júpiter 2021 - Fenômenos mútuos - Satélites Galileanos

Este fórum se destina a discussões relacionadas à geração de imagens e processamento de qualquer coisa no sistema solar que não seja nosso sol e nossa lua. A discussão sobre geração de imagens solares deve ocorrer no fórum “Astrofotografia Solar” voltado para o objetivo. Postagens sobre imagens de nossa lua devem ir para o fórum “Astrofotografia Lunar”. As imagens estéticas de objetos do céu profundo geralmente devem ser discutidas nos Fóruns de Imagens DSO Iniciantes ou Experientes.

Moderator: Astroavani

Post Reply
Julipe

Oposição Júpiter 2021 - Fenômenos mútuos - Satélites Galileanos

Post by Julipe »

Olá pessoal. Fiz hoje meu cadastro e apresento como alerta uma previsão de 2 fenômenos mútuos dos satélites Galileanos, favoráveis para observação na oposição de Júpiter em 2021.
2021/08/09 3h37m UTC - Ganymede eclipsa Europa, 3E2,
2021/08/19 4h15m UTC - IO eclipsa Ganymede, 1E3 (e na sequência os dois satélites são ocultados por Júpiter).
Nesta oposição 29 fenômenos deste tipo estão previstos (alguns já aconteceram) porém apenas estes 2 com visibilidade em horário possível de registro.
Image

Image
Astroavani

Re: Oposição Júpiter 2021 - Fenômenos mútuos - Satélites Galileanos

Post by Astroavani »

Boa meu amigo Pereira!
Agora não vai ficar perdido nos grupos de FB e Whats.
Nandoarj

Post by Nandoarj »

Incrível, será que com um 200mm é possível capturar este fenômeno, provavelmente só telescópios bem grandes né!!
palhares

Post by palhares »

Nandoarj wrote: 20 Feb 2021, 08:09 Incrível, será que com um 200mm é possível capturar este fenômeno, provavelmente só telescópios bem grandes né!!
Consegui sim Nando! Eu uso um 200mm e consigo registrar bem os trânsitos e ocultações dos satélites de Júpiter.
Será imperdível!!!
Carlos Alberto de M. C. Palhares